terça-feira, 5 de junho de 2007

HEUDAGOGIA - QUE BICHO É ESSE?

Heudagogia é um modelo de ensino-aprendizagem, que radicaliza o conceito de ensino superior centrado no aluno, o qual passaria a determinar o que estudar, quando, de que forma e onde. Cada aluno determinaria seu próprio currículo que, no limite, seria um conjunto de matérias "certificadas" individualmente, por um conjunto de instituições ( não necessariamente escolas no sentido em que hoje entendemos o conceito), professores, profissionais e especialistas individuais, residentes em qualquer lugar do mundo.

De acordo com estudiosos da educação, esse modelo se imporá gradativamente, e fará da figura do professor mero facilitador de aprendizagem e atestador de que o aluno tem os conhecimentos necessários para cada matéria. E surgirá um nova profissão, o Tutor individual especializado, n'uma ou mais matérias, ou em mostrar ao aluno onde, em que bases de dados, está o conhecimento acumulado em uma ou mais matérias. Pode-se entender esse cenário como um retorno pós-moderno à figura do preceptor que, por milênios, desde o antigo Egito, foi figura central na História da Educação.

A esse conceito estão associados alguns outros interessantes ou perturbadores, dependendo do ponto de vista do observador, como, diplomas ( ou certificação) com tempo de validade, educação do berço ao túmulo e radical desregulamentação profissional.

A base desse raciocínio é o fato de que todas as previsões hoje geralmente aceitas indicam que em 10 (dez) anos pelo menos 70%(setenta por cento) das "profissões" hoje existentes estarão extintas devido ao avanço da C&T. Já existem instituições respeitadas como a "Open University" de Londres, sua equivalente em Madrid e uma no Canadá que já começaram a funcionar, parcialmente, nesse conceito. Todas já "certificam" matérias individuais. Para, daí, cada um construir seu próprio curriculo, é um pulo muito pequeno.

Há quem argumente que no futuro próximo, TODOS os Cursos de todo o ensino superior serão “livres” no sentido de que serão, ou não, reconhecidos pelo mercado, independente de reconhecimento formal de qualquer instância governamental (no Brasil, o ME – Ministério da Educação, por exemplo). Hoje já é possível "construir um curriculo", em várias áreas com a soma de "Cursos Livres" de várias instituições respeitadas, reconhecidas pelo mercado, ainda que não necessarimente pelo governo. Basta olhar, com esse olhar, os cursos oferecidos na relação da ABED – Associação Brasileira de Ensino a Distancia, especialmente os chamados "Curso Livres" que eram, em, 04/06/2007, 309 (trezentos e nove).

Especialistas da área informam que as duas únicas profissões que ainda demorarão a se adequar a esse novo molde serão a Medicina e o Direito porque lidam com direitos essenciais como a vida, a propriedade, a imagem, outros direitos personalíssimos, etc.

Todos as outras serão abaladas por essa violenta reestruturação do mercado de trabalho nos próximos 10 anos. Muitas desaparecerão.

A conferir

Nenhum comentário: